Pages

28 junho, 2011

Homem com homem, Mulher com mulher

Olá.

Olha eu deixando o pobre blog de lado de novo. Esse negócio de viver de freelance acaba com o sono e o tempo livre da gente. E ainda paga pouco, rs.

Eu tinha prometido para um conhecido cristão que faria um ipsis literis de um email dele à mim, sobre assuntos previamente discutidos no meu blog. Ainda o farei, mas tem um assunto anterior à esse que precisa da minha atenção mais imediata.

No último dia 06, o Supremo Tribunal Federal decidiu por uma maioria considerável de votos conceder o direito de casamento homoafetivo, junto com toda a carga de direitos que uma união estável permitem.
Isso gerou uma comoção de muitos religiosos. Eu me deparei com um comentário no twitter, retwittado no facebook:  

"Um dia triste p/ os verdadeiros cristãos! O casamento homosexual traz vergonha, afronta e disfunção familiar". - [sic]

Em primeiro lugar, o que seria um "verdadeiro cristão"? Existem milhares de definições de cristianismo. Tomar a sua como a VERDADEIRA demanda um grande exercício de egocentrismo. Dentro do assunto principal, o casamento - ao contrário do pensamento de algumas pessoas - NÃO É uma instituição religiosa. O casamento é um procedimento legal, é uma prática do secularismo. Aliás, o casamento já foi uma arma política e de junção de territórios, mesmo no período histórico citado na bíblia. Ao meu amigo que reproduziu esse tweet no facebook, eu lembrei que homossexuais também são pessoas. Que pessoas tem direitos civis, que não podem estar limitados à barreiras de crença, etnia ou preferência sexual.

Obviamente, ele me disse não ter nada contra os homossexuais, coisa que eu informei à ele que é hipocrisia. Se você não tem nada contra uma pessoa baseado em seu perfil psicológico ou de comportamento social, você não pode apoiar nenhuma atitude que lhe negue direitos civis objetivados à todas as pessoas! Paralelo à isso, posso dizer que no século retrasado, se dizia "Negros não devem trabalhar de maneira remunerada", e em épocas mais próximas a nós, já foi dito que "Mulheres não devem votar". O que faz esses argumentos diferentes de "Homossexuais não devem se casar"? Só a época em que vivemos.

Um dos argumentos utilizados pelo meu amigo cristão, foi que na condição de pai, eu deveria resguardar meu filho de coisas negativas e que o ambiente homossexual era caracterizado como uma delas, onde existe muita licenciosidade e libertinagem, além do uso de drogas.
Na verdade, a negatividade do ambiente homossexual está, na concepção dele, em um nível mais violento que a negatividade que uma micareta está na minha concepção, para o meu filho. Não gosto, mas se ele quiser ir, é por conta e risco dele.

Não deixaria de amar meu filho de acordo com a preferência sexual dele. Teria sim, sérios problemas com o meu filho,  caso desenvolvesse uma personalidade despedaçada, se não pudesse ser quem quisesse, com toda as opções intelectuais que esse mundo permite. E é isso que negar a sexualidade de uma pessoa faz. Meu garoto tem só seis anos, tem muito dessa vida ainda a descobrir. Para mim, o que ele escolher no sentido sexualidade, sendo consesual com a outra parte envolvida, é sempre certo e saudável.

Dentro da parte das drogas, eu fui obrigado à lembrá-lo, que as drogas fazem parte de todas as sociedades, todos os meios sócio-econômicos e todas as famílias. Acho que a única "droga" mais consumida em um ambiente gay do que em um hetero, é um CD da Lady Gaga.

Voltando ao tweet, o final do mesmo, o autor indica disfunção familiar com o advento do casamento de pessoas do mesmo sexo. Mas de que diabos aquele cara está falando? Disfunção indica que algo não funciona da maneira correta. Mas que família funciona da maneira "correta"? A ideia de família perfeita, em uma casa com cerca branca e com papais e mamães casados e felizes até o fim da vida é uma ilusão corroborada pelos comerciais de margarina. Todas as sociedades, crenças, ambientes econômicos, e até geográficos, tem suas próprias definições de família e do papel de cada membro nessa configuração. Para se ter uma ideia, os inuits, ou esquimós, oferecem suas esposas à um visitante, na primeira noite que esse passar em sua casa. Eu não faria isso com a minha esposa, mas apesar de achar estranho, não julgo. Só não faz parte da minha realidade.
A base da civilização ocidental é em grande parte grega. Os gregos eram bissexuais, bem antes de isso ser modinha nos bares hypes das grandes cidades. Errado? Certo? Esquisito? É permitido a qualquer um de nós pensar isso. Mas não nos cabe impor essa situação como lei.

Ted Haggard, conhecido pregador e tele-evangelista americano, passou por um escândalo, onde após investigações envolvendo outras situações, foi obrigado a admitir em um julgamento ter contratado os serviços de um garoto de programa e de ter consumido drogas durante esses programas, em diversas ocasiões. Quando inquiridos à esse respeito, alguns membros de sua congregação disseram que estavam do lado dele. Afinal, eles não eram contra o homossexualismo. Eram contra o casamento gay e nesse caso, o pastor Ted Haggard não tinha pedido o rapaz em casamento. Para mim, isso é uma demonstração de como alguns cristãos tem mania de escolher trechos dos ensinamentos que mais lhe parecem aprazíveis, desconsiderando outros que podem trazer desconforto, ou mesmo auto análise filosófica. Se as pessoas se desprendessem dos grilhões da religião desde sempre, o pastor Haggard poderia ter seu namorado e ainda ser o líder religioso daquela comunidade.

Por último, gostaria de acrescentar que ouvi recentemente alguém dizendo que parte dos problemas familiares causados com a união homoafetiva, é a formação psicológica das crianças oriundas dessa união. E sobre isso, eu só posso dizer que é bem mais provável uma pessoa que passa pelo moroso processo de adoção ter mais vontade de ser pai do que alguns casais que acabam se encontrando na situação de filhos não planejados. É bem mais difícil para uma pessoa que não sente prazer com o contato de pessoas do sexo oposto, realizarem tal ato na intenção de ter um filho, quando não possuem recursos financeiros para simplesmente doarem fluídos para uma inseminação in vitro. Crianças se adaptam à qualquer situação. Meu filho acha a coisa mais normal ter o papai e a madrasta em uma casa e a mamãe na outra. Na verdade, alguns do alunos da sala dele que tem os dois pais na mesma casa é que são os "diferentes", na visão de outras crianças. Eu ensino para ele que as duas configurações estão corretas, de acordo com a realidade de cada família.

Se permitirmos que crianças criadas em ambientes onde possuem pais de mesmo gênero possam ensinar às outras, frutos de relações heterossexuais o quanto isso também é normal, estaremos iniciando um belo processo de assassinar esse paradigma excludente, que não tem nenhuma base sólida nas leis ou no bom senso, somente uma ilusória base religiosa.

Como sempre, agradeço a paciência com o longo post.


12 comentários:

  1. (ana paula caldas)
    Eu acho engraçado como se comportam pessoas desse tipo de comentário no twitter. Se fecham em uma facção denominada "verdadeiros cristãos" e começam a condenar o que acham distante do reino dos céus. Para apontar o que chamam de vergonhoso, ergue-se outra vergonha, que é o desprezo. O que seria para esses verdadeiros cristãos uma verdadeira atitude "crística"? Porque eles mesmos poderiam ser mais amáveis.

    Sobre o casamento, podem se beijar na minha frente que não farei cara de nojo. Só acho estranho, preciso dizer honestamente. Estranho e só estranho.
    O sentimento pode ser o mais lindo do mundo, mas numa visão superficial de "beleza e união", olhar um casal homem e mulher me encanta mais.

    Parabéns pelo blog, Cre. Gosto muito das suas colocações.

    ResponderExcluir
  2. E ae Cre,
    gostei bastante do que você escreveu.Não tenho muito o que discordar.
    Tenho praticamente a mesma opinião. O Estado é laico e não pode decidir assuntos morais. Nem todo pecado é crime e nem todo crime é pecado.
    Eu sou a favor dos homosexuais terem os mesmos direitos civis que os heteros.
    Se um cristão luta fervorosamente contra a união de homosexuais ( o que na verdade é lutar contra direitos civis, porque unidos eles já estão), será que ele teria a mesma disposição pra lutar contra a união de um casal hetero que promove orgias, por exemplo?
    Afinal, isso também é imoralidade sexual do ponto de vista da igreja.

    Muitas afirmações partem de preconceito e ignorancia também.

    Eu sou cristão, hetero e não levanto nenhuma bandeira da homosexualidade,mas sou a favor que todo homem e mulher sejam tratados com igualdade independente de sua crença e orientação sexual.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. (ana paula caldas)
    Eu acho engraçado como se comportam pessoas desse tipo de comentário no twitter. Se fecham em uma facção denominada "verdadeiros cristãos" e começam a condenar o que acham distante do reino dos céus. Para apontar o que chamam de vergonhoso, ergue-se outra vergonha, que é o desprezo. O que esses "verdadeiros cristãos" chamam de verdadeira atitude crística? Pois eles mesmos poderiam ser mais amáveis.

    Sobre o casamento, só acho estranho, preciso dizer honestamente. Olhar um casal homem e mulher, talvez numa visão superficial de "beleza e união", me encanta mais. Minha estranheza surge por estar relacionada à tendência que não tenho até então, para me apaixonar por outra mulher.

    Parabéns pelo blog, Cre. Gosto muito das suas colocações.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Ana Paula, que memória. Praticamente o mesmo comentário antes do bug no blog. Parabéns a ti por isso também. Espero te ver comentar em outros tópicos. =)

    ResponderExcluir
  5. Fala Cre!

    Vamos lá, você se refere a PL 122, por um acaso você a leu? Se não, seria interessante.
    Não apóio de forma alguma, pois inclusive proíbe que eu me expresse de forma contraria!!!
    Agora amigão, você comparar um COMPORTAMENTO, que é o homossexualismo, que até hoje a ciencia não comprovou, com condição de uma mulher e um negro, aí fica difícil!!!

    ResponderExcluir
  6. Sim Sérgio, eu li a PL 122. Mas você deveria perder a mania de discordar das coisas por simples hábito. Eu não comparei o comportamento homossexual com a cor da pele ou o gênero de nascimento. Eu comparei os COMENTÁRIOS sobre esses assuntos. Melhore (mais uma vez) sua capacidade de interpretação de texto. Agora, uma coisa que me deixou intrigado foi: A ciência não COMPROVOU o homossexualismo? Como assim? Comprovou sua existência? Se for esse o caso, acho que você não olha em volta quando anda na rua. Se você se refere a não comprovar a condição como uma coisa inerente ou não, não me interessa. Homossexuais existem desde que começamos a registrar a história, continuarão exitindo, e tanto faz o que o causa. Infelizmente para você, meu amigo, o mundo é como é, as leis do nosso país foram montadas como estão e elas estão pouco se lixando para sua concordância. Sérgio, a última coisa que eu também posso me repetir em te sugerir, é que traga novos fatos, refute informação COM informação quando vier comentar. Jogar uma insinuação no ar ou somente dizer que é "difícil" absorver algum comentário feito por mim, não te leva a lugar algum.

    ResponderExcluir
  7. Sérgio, querido ... me chamo Caique Bittencourt, muitissimo prazer. Antes de tudo, começo dizendo que cientificamente foi comprovado. E que se não é de seu pequeno e ignorante conhecimento, por favor sinta-se a vontade ( http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo.asp?cod=1592&idi=1&moe=84&id=8216 ). Comportamento é o que muitos, ao contrário de nós vem desempenhando. Pedofilia dentro da Igreja, gente matando gente, roubando. Isso é vergonhoso. Felicidade não trás vergonha, não sofremos com seu comentário grotesco. Sofrem, pessoas como você que se auto classificam superiores e corretas, quando na verdade não passam de pessoas egocêntricas e ignorantes. Liberte seu pensamento, abra sua cabeça. Infelicidade gera grosseria.

    ResponderExcluir
  8. Ai meu Deus, mais um Cre não!
    Caique... respeito esta pesquisa, mas creio que é muito vaga, vou procurar saber mais sobre, pode ter certeza.
    Estou discutindo meu direito de liberdade de discordar, e de citar até passagens na bíblia que fazem referencias ao homossexualismo, coisas que a PL122 quer tirar.
    Agora, você faz da sua vida o que bem entender, inclusive, este é o principal preceito bíblico, seja feliz!

    ResponderExcluir
  9. Séegio, já tá respondido no próprio post essa história de "seja homossexual se quiser, mas não pode ter direitos civis". A mesma hipocrisia descrita lá é essa agora.

    ResponderExcluir
  10. Eu só queria analisar a expressão "abra sua cabeça", no texto do Caique. Se alguém questiona os valores e tem dificuldade em digerir simplesmente tudo o que a sociedade entrega, não significa ter mente estreita. Eu penso em me colocar no lugar de alguns pais, por exemplo, pois não é um assunto tão simples de ser discutido e gera polêmica. Mesmo que hoje, seja cada vez mais natural casais do mesmo sexo.
    A reação violenta é que estraga. Não acho que precisa ser agressivo, principalmente porque homossexualismo não é assustador como maldade. A maldade é preocupante, falta de caráter é preocupante.

    Eu adoro todos os meu amigos homossexuais, porque todos eles são dóceis.

    Soube de pessoas (baseadas em religião e distorcendo tudo) que disseram que é preciso se afastar de todos eles, pois tem "vibrações negativas".

    E que não fiquem tristes com esse tipo de reação, pois até o momento, só vi alegria com a presença de vocês. "Energia negativa" independe de orientação sexual. De criminoso é que devemos nos afastar.

    E voltemos ao 'desprezo' que comentei antes.

    ResponderExcluir
  11. Aninha, o Caique foi um pouco mais "seco" na resposta dele, acredito eu que por um reflexo condicionado. Ele faz trabalho juntamente à uma ONG que tenta dar apoio psicológico à pais que descobriram a preferência sexual dos seus filhos.

    Acho que deva ser um processo lento, e difícil para muitos pais. Mas também acho que o tipo de argumento usado pelo Sérgio seja algo que ele deva ouvir nessa ONG de maneira constante.

    E estou contigo nessa de não sair aceitando as mudanças sociais sem nenhum questionamento. Mas acho que uma pessoa adulta e bem esclarecida sabe pesquisar os prós e contras de qualquer mudança social e ver se ela é benéfica ou não.

    ResponderExcluir